Academia de Letras Humberto de Campos

(Fotografia e edição de imagem: Andra Valladares)


BREVE HISTÓRICO: Vila Velha/ES (1940) - Numa época em que ainda se ouvia, todos os dias, as batidas do sino da Igreja do Rosário anunciando a Ave Maria; que política partidária era assunto proibido - pois vivia-se sob o regime do Estado Novo da ditadura Getuliana - e que, em contraste com a quietude de Vila Velha, chegavam, pelo rádio, preocupantes notícias dos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, um grupo de jovens dá origem a uma instituição literária, nascendo daí o "Centro Acadêmico Humberto de Campos", que teve uma vida relativamente curta. Mais tarde, com a extinção do Centro Acadêmico, surge, em 07/03/1948 um Centro Cultural cujos fundadores resolveram adotar o mesmo nome do patrono anterior "HUMBERTO DE CAMPOS". Desse modo, homenageava-se o grande jornalista maranhense, radicado na imprensa carioca, que até 1934 (ano de seu falecimento) fulgurou na constelação da literatura brasileira como o maior cronista de seu tempo. Na década de 50, o mundo se recompõe dos destroços herdados da grande guerra, o Brasil vive momentos áureos da democracia e o Espírito Santo cresce em todas as áreas de sua vida administrativa. Tudo se modifica. Por sua vez, Vila Velha começa a ensaiar seus primeiros passos em busca do progresso. Nesse clima de euforia e de desenvolvimento, resolveram os integrantes do Centro Cultural transformá-lo em uma ACADEMIA DE LETRAS. Assim, através de uma Assembleia Geral, no dia 02/09/1959 o Centro Cultural transforma-se na ACADEMIA DE LETRAS HUMBERTO DE CAMPOS. Presentes à reunião: Antônio Pinto Rodrigues, Saturnino Rangel Mauro, Paulo Mares Guia, Antônio Gil Velozo, Inocêncio da Cunha Padrão, Vicente de Oliveira e Silva, Dijairo Gonçalves Lima, José Moraes, Mário Ribeiro, Julião Miranda Pinto, Sebastião Pinto de Carvalho e Henrique Rimolo.

(Fonte: livreto sobre a História da Academia de Letras Humberto de Campos lançado no ano de 1991).



A Academia de Letras Humberto de Campos promove no primeiro domingo de cada mês o SARAU DOMINGO POÉTICO, evento aberto ao público onde há participação dos Acadêmicos e de pessoas da comunidade. O evento também tem trazido para os interessados outras atrações culturais nas áreas da música, teatro e folclore.




Nova Diretoria (eleita em 16/04/2013):

Presidente: Andra Mara Valladares Sarmento

Vice-Presidente: Horacio Cesar Xavier Santos
Secretário: Marcelo dos Santos Netto
Tesoureiro: Ricardo Costa Salvalaio
Conselho Fiscal: Sandra Maria Sarmento, Valsema Rodrigues da Costa e Walter de Aguiar Filho



Diretoria anterior (eleita em março/2011):

Presidente: Regina Lúcia Pinto Rangel

Vice-Presidente: Andra Valladares
Secretário: Ricardo Salvalaio
Tesoureiro: Paulo De Paula
Conselho Fiscal: Horacio Xavier, José Roberto de Oliveira e Walter de Aguiar Filho





4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. eu gosto de escrever como faço pra participar dessa academia ? moro em vila velha meu email é lihvilarins@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, abriremos algumas vagas neste ano, para ingressar na Academia é necessário enviar o currículo e ter o nome aprovado por votação entre os membros.

      Excluir
  3. Meu Servidor é mrxriva14@gmail.com Gosto de escrever poesias e outros assuntos afins. Moro em Vila Velha.

    ResponderExcluir