sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ANO NOVO

(Fotomontagem: Andra Valladares)


ANO NOVO

Despeço-me de 2010.
 Inicio o rito de despedida, cuidando de minhas plantinhas, adubando meus vasos, com atenção especial à mirra que, da varanda do meu quarto, perfuma minhas noites. E, para fazer-lhe companhia, replanto um pé de alecrim que, de logo, perfuma minhas mãos, como  a agradecer o carinho inesperado.  Significa que quero um 2011 perfumado.
Continuo meu ritual, fazendo uma limpeza. Na casa, nos móveis, nas roupas, nos livros e em tudo o mais que necessite de cuidados. Jogo fora tudo que não me serve mais. Mas a maior limpeza que continuo fazendo é no coração e na alma. Procuro despir-me de todas as mágoas, de todas as tristezas. Vou separando tudo que me desagradou, juntando num saco, amontoando na área de serviço e, depois, entregando para o caminhão de lixo levar para bem longe, para que esses fatos que me entristeceram ou me magoaram, não mais me possam fazer mal.  Faço, ainda, um exame de consciência, para pedir perdão pelas mágoas que causei, pelas coisas que falei e pelo irmão que não salvei, como diz a música religiosa.
 Significa que quero um 2011 limpo e perfumado.
Entretanto, como entrar no Ano Novo com tudo limpo e perfumado, se há uma enchente, que fez a Cidade Canela Verde virar um mar de lama? E as casas que viraram brejo? Esperar pelo Prefeito...Qual! Ele disse que leva tempo. Tempo de o sol evaporar as águas...  Só pensou nas pessoas na hora de pedir o voto. Uma tristeza. Como esquecer as famílias sem moradia, das crianças sem família, que perambulam pelas ruas? Como querer tudo limpo e perfumado, se não consigo  vislumbrar solução desses problemas?
Mas podemos desejar e sonhar que tudo vai passar, porque o tom especial do Ano Novo  é  a esperança de algo bom acontecer, passando a borracha no que ficou para trás, de ruim, de triste.  Como disse nosso Drummond, Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.
E, quando as esperanças se renovam, tudo parece limpo e perfumado.
Então, vamos sonhar  com um ano  bom para todos.
Que venha, então, 2011! E que  encha nossos corações de ESPERANÇA!

Maria Francisca Lacerda
29.12.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário