segunda-feira, 6 de setembro de 2010

DUPLO SONETO ARGUMENTATIVO (Getúlio Neves)

DUPLO SONETO ARGUMENTATIVO




I

Ao vir de Faetonte ao horizonte
Fartar-me-ei de ver-te desfilar-te
Declamarei de cor as reentrâncias
Surgidas no teu dorso e tuas ancas

Prendas do andar serpenteante
Que prende meio mundo a contemplar-te
E eu em-meio-ao-mundo a desejar-te
E tu solenemente, inalcançável.

Que peno eu em ver-te, irresponsável
A seduzir a mim e toda a rua
Pudica e revoltante, inalcançável...

Então é mesmo assim, ó musa tola:
Cativas-nos a mente, o corpo e a alma
E finges nem dar conta, de tão calma...


II

Tão calma te manténs, inalcançável
Assediada tanto ao desfilares
E sabes proteger-te dos olhares
Daqueles que te olham com malícia.

Mas vê, comigo não, ó musa moça
Juro-te olhar-te diferente
Só quero o que me possas ofertar
Do alto do altar da castidade.

Agora, se da dita te enfadares - e
Não vais sacrificar-te em himeneu
Promete cogitar dos meus encantos.

Pareço chauvinista, ou um babaca?
Não mais que qualquer um que elegeres...
Então, porque não eu, se me quiseres?


(in Blues, sonetos e canções. Vitória: s.n., 2005)





 
GETÚLIO MARCOS PEREIRA NEVES



Rio de Janeiro/RJ, 1964. Ex-guitarrista e compositor da banda capixaba Urublues. Bacharel em Direito pela UFES. Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa. Juiz de Direito da Justiça Militar do Espírito Santo. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Membro da Academia Espírito-santense de Letras (cadeira 33). Ingressou na Academia de Letras Humberto de Campos de Vila Velha em maio/2010. Publicou: Notícia do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, 2003; Espírito Santo: Estudos Jurídicos, 2005; Blues, sonetos e canções, 2005; Estudos de Cultura Espírito-Santense, 2006; Textos de História Militar do Espírito Santo, 2008; Academia Espírito-santense de Letras: Documentos da Academia (org.), 2009.


Blog: http://www.gtneves.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário